vestibular seriado

Tipo de processo seletivo para ingresso no ensino superior na qual o aluno do ensino médio presta exames ao final de cada ano letivo ao invés de fazer um só exame ao final do terceiro ano – que seria o vestibular tradicional.

No vestibular seriado, que foi adotado pela primeira vez na Universidade de Brasília (UnB), o aluno faz uma prova que avalia o conteúdo de várias disciplinas e de acordo com a porcentagem obtida vai acumulando pontos para a última etapa. As faculdades que adotaram o vestibular seriado criaram nomes específicos para seus exames, como por exemplo o PAS (Processo de Avaliação Seriada).

A idéia do vestibular seriado, apesar de já ser utilizada em outros países, passou a ser uma possibilidade no Brasil no contexto das mudanças educacionais realizada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, e dos debates a respeito de alternativas diferentes para o ingresso no ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também foi idealizado neste contexto e, hoje, constitui-se em mais uma opção de avaliação para acesso ao ensino superior.

Alguns acreditam que o vestibular seriado aumenta a exclusão social, já que os alunos que estariam nas melhores escolas passariam com mais facilidade. Além disso, a existência de várias provas poderia provocar maior desgaste do aluno com relação ao vestibular. Outros acham que o vestibular seriado é positivo porque aumenta a responsabilidade e a disciplina de estudo do aluno desde quando inicia o ensino médio. A diminuição do acúmulo de matérias numa única prova seria outra vantagem deste tipo de seleção.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete vestibular seriado. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/vestibular-seriado/>. Acesso em: 06 de dez. 2019.

Ou

Verbete vestibular seriado, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/vestibular-seriado/>. Acesso em: 06 de dez. 2019.