vestibular seriado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Tipo de processo seletivo para ingresso no ensino superior na qual o aluno do ensino médio presta exames ao final de cada ano letivo ao invés de fazer um só exame ao final do terceiro ano – que seria o vestibular tradicional.

No vestibular seriado, que foi adotado pela primeira vez na Universidade de Brasília (UnB), o aluno faz uma prova que avalia o conteúdo de várias disciplinas e de acordo com a porcentagem obtida vai acumulando pontos para a última etapa. As faculdades que adotaram o vestibular seriado criaram nomes específicos para seus exames, como por exemplo o PAS (Processo de Avaliação Seriada).

A idéia do vestibular seriado, apesar de já ser utilizada em outros países, passou a ser uma possibilidade no Brasil no contexto das mudanças educacionais realizada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, e dos debates a respeito de alternativas diferentes para o ingresso no ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também foi idealizado neste contexto e, hoje, constitui-se em mais uma opção de avaliação para acesso ao ensino superior.

Alguns acreditam que o vestibular seriado aumenta a exclusão social, já que os alunos que estariam nas melhores escolas passariam com mais facilidade. Além disso, a existência de várias provas poderia provocar maior desgaste do aluno com relação ao vestibular. Outros acham que o vestibular seriado é positivo porque aumenta a responsabilidade e a disciplina de estudo do aluno desde quando inicia o ensino médio. A diminuição do acúmulo de matérias numa única prova seria outra vantagem deste tipo de seleção.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete vestibular seriado. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/vestibular-seriado/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.