Vila Sésamo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Programa educativo criado no final da década de 60 pela Children”s Television Workshop (CTW), dos Estados Unidos, para proporcionar às crianças menores de seis anos aprendizados básicos e habilidades sociais necessárias ao seu desenvolvimento intelectual e social. Foi a primeira experiência de realização de um programa educacional de entretenimento direcionado a crianças em idade pré-escolar, utilizando o potencial da televisão.

Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o CTW criou o programa Vila Sésamo em resposta à evidência de que as crianças mais pobres tinham pouco ou nenhum acesso a uma variedade de atividades educacionais de pré-escola e, por conseqüência, tinham mau aproveitamento quando entravam no ensino fundamental.

A evolução e a expansão de Vila Sésamo durante 30 anos incluem a produção de versões nacionais e regionais do programa em mais de 15 idiomas diferentes. Preocupada em manter intacto o modelo multidisciplinar da produção, a equipe do CTW iniciou um cuidadoso processo para fazer adaptações locais nos programas. As séries exibidas no Brasil e no México, em 1972, foram as primeiras versões adaptadas. Na América Latina, o Unicef participou da produção de 130 programas da série em espanhol (Plaza Sésamo). Os programas ainda alcançavam 18 países latino-americanos em 2001. A produção da série combina pesquisa e avaliação de resultados, feitas por especialistas qualificados em educação e desenvolvimento infantil e em testes educacionais.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Vila Sésamo. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/vila-sesamo/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.