Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

World Creativity Day traz conteúdos sobre educação e tecnologia

O festival colaborativo de criatividade acontece nos dias 21 e 22 de abril e será transmitido pelo canal no YouTube
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Arte sobre foto/World Creativity Day

 

O World Creativity Day está chegando e abordará diversos temas envolvendo tecnologia, educação e criatividade para pensar e repensar o mundo em que vivemos. Sua relevância está no momento em que vivemos a maior crise sanitária por causa da Covid-19. Estamos enfrentando diversos problemas como desinformação, desemprego, falta de medicamentos, pobreza, restrições diversas etc. E por isso os organizadores destacam que o evento foi construído para ser “a maior feira de experiências educacionais abertas e criativas on-line do mundo movida por esse valioso propósito, de acelerar o desenvolvimento do capital humano e criativo com foco nas dez habilidades para 2025 definidas pelo Fórum Econômico Mundial”.

Para materializar esse propósito, o encontro reunirá em dois dias, 21 e 22 de abril, diversos inspiradores dos seis continentes, vindos de 18 países e de mais de 120 cidades. Tudo on-line e gratuito pelo canal no YouTube e aplicativo do World Creativity Day. É um encontro de fôlego e por isso é melhor pesquisar seus interesses e organizar bem os horários.

Neste link é possível pesquisar por atividade, formatos, categorias e nomes de cidades:
https://www.worldcreativityday.com/world/activities

Além das palestras, a Kingston e o World Creativity Day cederão 100 bolsas de estudos de 100% para alunos inscritos no AfroGames. Entre as escolas participantes estão Digital House, School of Life e Saibalá, e, no momento da inscrição, os estudantes poderão escolher o curso que desejam. Os participantes terão acesso à bolsa de estudos em cursos on-line oferecidos por uma das escolas parcerias e também acesso a descontos especiais em diversos outros cursos. A missão do festival, segundos os organizadores, é fazer uma “revolução criativa através da educação”.

Patrocinada pela Kingston Technology, fabricante de memória e soluções de tecnologia, a quarta edição do World Creativity Day tem como tema “Novo Mundo, Novas Habilidades” e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube. Confira abaixo algumas apresentações:

21 de abril (algumas apresentações)

A primeira apresentação será na quarta-feira, 21, às 9h30, e tem como título “Além da escola: Como a criatividade, tecnologia e educação podem mudar o destino dos jovens?”. Será realizada por Jotapê Malara, fundador da New School, criadora de um aplicativo de educação voltado a jovens da periferia, com linguagem da “quebrada”. A proposta é questionar o modelo de educação do século passado, que nos preparava apenas para uma prova, segundo Malara.

Em “Habilidades do Ex-Futuro”, às 10h30, a fala é de Denilson Shikako, fundador e conselheiro na Fábrica de Criatividade. As habilidades que se imaginavam necessárias para até 2025 com a pandemia do Covid-19 se tornaram habilidades necessárias para o agora. Ou seja, o futuro previsto para daqui alguns anos virou nosso ex-futuro. Como desenvolver essas habilidades hoje, questiona Shikako.

Aline Nitro, formada em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda, fala sobre “Como desbloquear o pensamento criativo” às 11h. O objetivo é contar um pouco do que é a criatividade, ruptura de padrões, processo criativo, métodos e ferramentas para destravar um bloqueio criativo.

Em “Games & Habilidades”, às 17h30, Santiago Andreuzza, responsável por novos negócios e produtos de aprendizagem no O Futuro das Coisas, vai explicar como utilizar as habilidades que os jogos potencializam em outras áreas.

Selecionamos apenas algumas apresentações do primeiro dia, 21 de abril. Mais pode ser conferido neste link:
https://www.worldcreativityday.com/en/palcoprincipal

22 de abril (algumas apresentações)

Criatividade é uma das soft skills mais requisitadas pelo mercado de trabalho contemporâneo. Mas o que é criatividade? Como podemos desenvolvê-la? Com esses questionamentos, Bruna Tedesco, mãe, apaixonada por arte, criatividade e diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell, participa falando sobre “Criatividade: A habilidade do presente”, às 9h30.

Às 10h, André Tanesi, fundador e CEO da Descola, formado em Comunicação Social ESPM São Paulo e mestre em Gestão Comercial e Marketing pela ESIC Business School – Madrid, discute “Lifelong Learning – Por que você não pode mais parar de aprender”. O objetivo é fazer um bate-papo sobre o que é o lifelong learning e o motivo pelo qual a gente não pode mais parar de aprender coisas novas.

Julius Wiedmann, às 12h, aborda “Domestika: Creativity, learning, and sharing”. A proposta é falar como a criatividade, educação e aprendizado tem se transformado e quais oportunidades e possibilidades têm surgido. Ele é curador-chefe global da Domestika, responsável pelo desenvolvimento e estratégia de conteúdo e cursos.

“Crise de imaginação, capacidade de sonhar e cocriação de futuros desejáveis”. Esse é o tema da apresentação de Mario Rosa, Head of Business Development Portugal na Echos Innovation Lab. Sua fala começa às 15h30 e passa pela crise de falta de imaginação que estamos sofrendo como sociedade, a importância de resgatar a nossa capacidade de sonhar e a emergência de pensarmos futuros desejáveis coletivamente.

Às às 20h30, participa Ricardo Chantilly, fundador do AfroGames, com William Reis, coordenador executivo do projeto que consiste em um centro de formação em eSports e games na favela do Vigário Geral, no Rio de Janeiro (RJ). A dupla fala sobre o nascimento da iniciativa e como é preciso ser criativo para manter os jovens atualizados e preparados para o mundo digital. Eles atendem 100 alunos com aulas gratuitas de games, programação e inglês. Com um ano de projeto, montaram um time de eSports profissional.

Selecionamos apenas algumas apresentações do segundo dia, 22 de abril. Mais pode ser conferido neste link:
https://www.worldcreativityday.com/en/palcoprincipal

Sobre o World Creativity Day 2021

A quarta edição do World Creativity Day 2021 tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do capital humano com foco nas 10 principais habilidades para o futuro definidas pelo Fórum Econômico Mundial. No Brasil, 101 cidades participam do festival, que promove também a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada no país, com a participação de algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres.

Durante o World Creativity Day, o público terá à disposição mais de 1.500 atividades simultâneas, que poderão ser vistas pelo aplicativo Dia da Criatividade, disponível para iOS e Android. Toda a programação do evento será conduzida por especialistas que ajudam a inspirar pessoas e a consolidar a data como a maior experiência imersiva do planeta em direção à aprendizagem.

O World Creativity Day tornou-se mundialmente conhecido após a ONU ter estabelecido o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial, em 2017. Em 2021, o festival será totalmente on-line, transmitido pelo You Tube, e terá a participação de representantes da UNESCO com palestras de especialistas da Singularity University, The School of Life, Digital House, entre outras.

Serviço
O quê: Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)
Quando: 21 e 22 de abril
Onde: no YouTube e no aplicativo oficial

Com informações de Ricardo Ruas, da Oficina das Palavras, e de Caio Matta e Victor Ribeiro, da Agência Drone